18/11/2017

3,3 mil kits de TV digital foram entregues gratuitamente em Artur Nogueira

Sinal será interrompido no final de novembro; Restam serem entregues 1,8 mil equipamentos

Michael Harteman

O prazo para a retirada dos Kits da TV digital se estende até o dia 29 de novembro, mesmo dia em que o sinal analógico será cortado em Artur Nogueira. Após essa data, a programação dos canais abertos será transmitida apenas pelo sinal digital. Para continuar assistindo à programação, todas as residências dessas localidades precisam estar com o aparelho de televisão preparado com conversor, que pode ser embutido na TV ou externo, além de uma antena digital. Os equipamentos podem ser encontrados no varejo local e são de fácil instalação. Quem não estiver preparado para receber o sinal digital nos próximos 15 dias ficará impossibilitado de assistir TV.

A Seja Digital (EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV), instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil, informou que, em Artur Nogueira, 5.100 kits foram disponibilizados para serem entregues a população. Porém, restam 11 dias para o cancelamento do sinal analógico e ainda faltam aproximadamente 1.800 kits para serem entregues.

Para Catarina Francisca da Silva, ficar sem o sinal digital é algo fora de cogitação. Moradora do bairro São João dos Pinheiros, ela recebeu o kit gratuitamente e se diz satisfeita com a qualidade do sinal digital. “Agora ficou bom, a imagem está limpinha, a gente pode assistir todos os canais com uma imagem bonita”, exclama Catarina. A munícipe conta também que a instalação não foi algo complicado. “Meu marido achou bem fácil de instalar, foi rapidinho”, afirma.

Catarina Francisca da Silva está satisfeita com o sinal digital

Da mesma forma, sem dificuldades na instalação da antena, Mayla Dias Cazuza explica que o sinal é bom e não sofre nenhum tipo de oscilação. “Pegamos o equipamento gratuitamente e estamos gostando bastante, a única coisa é que não conseguimos fazer o sinal da Rede Record pegar”, conta Mayla.

Para saber se você tem direito ao kit gratuito, é preciso acessar o site da Seja Digital ou ligar gratuitamente para o número 147 com o Número de Identificação Social (NIS) em mãos. Se o nome estiver na lista, deverá escolher dia, horário e local para agendar a retirada do kit gratuito. Caso não esteja na lista, basta preencher o formulário com os dados de contato para que a pessoa possa receber em primeira mão a orientação necessária sobre como preparar sua residência para receber o sinal digital de TV.

Lembrando que o sinal digital continuará proporcionando o acesso aos canais abertos do Brasil gratuitamente. Para aqueles que ainda não tem uma TV digital, será preciso compra um aparelho conversor, encontrado em lojas especializadas. É importante ressaltar que, para cada televisão, será necessário um conversor. Uma dica dos profissionais da área é que a pessoa leve anotado o nome do modelo do aparelho que possui – identificação que pode ser encontrada no manual de instruções ou mesmo anotado no televisor.

Outra dica é que aparelhos fabricados após o ano de 2010 já possuem um conversor incluso, não necessitando, neste caso, da compra desse adaptador. Além disso, será necessário comprar uma antena que capte sinal digital. Para tanto, existem diversos modelos no mercado, algumas são externas (instaladas em cima das casas ou em áreas externas à apartamentos) e outras, internas (colocadas dentro de casa). As últimas não são indicadas pelos profissionais da área, já que podem sofrer influências de barreiras, como paredes, o que prejudicará a qualidade da imagem.

Algumas emissoras de menor expressão ainda não produzem sinal digital, o que deverá ser obrigatório até o ano de 2018. As pessoas que possuem pacotes de TV por assinatura, seja a cabo ou satélite, não necessitam fazer a compra desses aparelhos, pois já recebem em suas casas um sinal digital.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.