27/02/2018

Jair Tagliari analisa mercado imobiliário em Artur Nogueira e relembra trajetória

Empresário é dono de uma das imobiliárias mais tradicionais de Artur Nogueira

Leonardo Saimon

Jair Tagliari, de 66 anos, carrega consigo não somente os frutos de sua conquista como o legado de uma trajetória. Foi nas lavouras do café, do algodão e da cana onde tudo começou ainda quando criança. Aos sete anos, sua vida dedicada ao trabalho começou a ser escrita. O tempo passou e Jair se demonstrou um empreendedor nato. Em 1994, após receber o convite de um amigo para atuar no ramo imobiliário, o empresário aceitou uma das propostas mais bem acertadas para ingressar.

Dono de uma das imobiliária mais antigas da cidade – Imobiliária Jair Tagliari (IJT) – ele admite que o segmento sofreu grandes mudanças com o passar do tempo, mas apesar das transformações, o setor ainda continua sendo um bom negócio, segundo ele. Engana-se, no entanto, quem pensa que os negócios de Jair Tagliari se limita a imóveis. O amor a animais também o levou a trazer outros segmentos inéditos a Artur Nogueira no ramo da equitação. Nesta entrevista, ele relembra trajetória, faz uma rápida análise do setor imobiliário e também fala de outros projetos previstos para o município.

Confira a entrevista completa:  

Jair, qual foi seu primeiro trabalho? Meu primeiro trabalho comecei aos sete anos de idade, na roça, com meu pai e os irmãos no plantio de café, algodão, cana de açúcar e pecuária leiteira.

Quando você resolveu abrir o próprio negócio? O que era? Em 1976, comprei minha primeira colheitadeira, era o que gostava e sabia fazer. Trabalhei neste ramo durante 17 anos, até que um dia conheci um amigo no qual me chamou para fazer uma parceria no ramo imobiliário.

Como você enxerga o mercado imobiliário em Artur Nogueira? Nestes últimos tempos, a saúde do mercado imobiliário em Artur Nogueira também foi afetada pela crise econômica. Para quem olha de fora, o setor dá sinais de que está cada vez mais complicado encontrar compradores para terrenos e casas. Isso acontece por conta do endividamento, altas taxas de juros e da baixa oferta de crédito; porém, o mercado imobiliário é um dos principais setores da economia e gera muitos empregos no país. Por isso, a perspectiva para 2018 é de que ele volte a receber novos investimentos.

Como surgiu a oportunidade de abrir este tipo de negócio na cidade? Em 1996, tive a oportunidade de abrir a Imobiliária para vendas de lotes em vários loteamentos. Pouco mais tarde já pude administrar loteamentos próprios na cidade de Artur Nogueira, Cosmópolis, Itararé, e Sengés, Estado do Paraná.


“Saúde do mercado imobiliário em Artur Nogueira também foi afetada pela crise”


O ramo imobiliário sofreu muitas mudanças desde que você começou a trabalhar nesta área? Sim, estamos no mercado há mais de 20 anos e sempre há mudanças neste setor. São alterações nas leis municipais para aprovação de loteamentos, mudanças nos financiamentos habitacionais, alterações de juros nos financiamentos, atualização e investimentos com softwares além de clientes mais exigentes…

Quais são os próximos projetos da Imobiliária Jair Tagliari? A IJT com ênfase na área de loteamentos próprios, vendas e administração está com 02 novos empreendimentos a serem lançados em breve: Pq. Residencial Bella Laguna e o Pq. Residencial Santa Rita de Cássia, no qual vamos continuar trabalhando com toda transparência e segurança.

Imóvel continua sendo um bom investimento? Mesmo diante de um cenário econômico preocupante, comprar imóveis continua sendo um dos melhores investimentos financeiros. Adquirir imóveis é o investimento mais confiável a longo prazo, é uma boa oportunidade para quem quer garantir renda para o futuro, ou até mesmo realizar o sonho da casa própria.

Quais são os desafios de manter um negócio em Artur Nogueira? São vários, porém o maior desafio em nosso ramo é adequar os requisitos necessários para a aprovação dos loteamentos.


“Comprar imóveis continua sendo um dos melhores investimentos financeiros”


Um das áreas do seu negócio está no ramo de equitação. Como surgiu essa paixão por cavalos?  Apesar da oportunidade do ramo imobiliário nunca deixei a agricultura e a pecuária de lado. A paixão por animais sempre existiu em mim, principalmente pelos cavalos, sendo assim tenho uma chácara onde há locação de baias e aulas de equitação e de equoterapia disponíveis para todas as idades.

Você poderia explicar que tipo de serviço você oferece neste ramo? Na chácara Rouxinol além de ter locação de baia temos uma parceria com a psicopedagoga Ludimila de Freitas e sua equipe que ministram aulas diariamente de Equitação e de Equoterapia para todas as idades. Tenho orgulho, também, de disponibilizar esse espaço para a APAE de Artur Nogueira para atender crianças com necessidades especiais por meio da equoterapia.

Jair, a equoterapia é um serviço exclusivo seu. Qual o benefício desta terapia para o indivíduo? A equoterapia é uma exclusividade nossa aqui em Artur Nogueira, juntamente com a equitação. É uma terapia que utiliza cavalos e traz muitos benefícios, entre os quais estão: melhora do equilíbrio e da postura; desenvolvimento da coordenação motora; simulação da sensibilidade tátil, visual e auditiva; melhora do tônus muscular; ajuda na integração social; estimula afeto e autoconfiança devido ao contato com o cavalo.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.