06/04/2018

Mãe denuncia agressões contra filha em escola de Artur Nogueira

Vítima teria sofrido agressões após discutir com outro aluno da unidade de ensino

Da redação

Uma denúncia aponta que uma estudante foi agredida por outro aluno em uma escola estadual de Artur Nogueira. O caso aconteceu na manhã desta quarta-feira (4). A mãe da vítima, que prestou queixa à Delegacia de Polícia Civil da cidade, tem receio de que a filha seja agredida novamente pelo autor. O acusado deverá ser ouvido pelo Conselho Tutelar.

De acordo com o registro do Boletim de Ocorrência (B.O.) a respeito do fato, a mãe da adolescente, de 15 anos, teria recebido um telefonema da diretora da Escolar Estadual José Amaro Rodrigues, situada no Centro de Artur Nogueira. Na ligação, a genitora foi solicitada a comparecer à escola, pois a filha teria, supostamente, se envolvido em uma confusão com outro aluno da mesma sala, do 1º ano do Ensino Médio.

Ao se deslocar ao colégio, a mãe da estudante soube que a filha havia sido agredida fisicamente pelo acusado, de 17 anos. “Tudo teria começado porque o garoto queria tirar a mochila dela do local que ela estava, na sala de aula. Então, ela pediu para ele não mexer nas coisas dela. Por ela ter discutido com ele, ela foi agredida com um tapa no rosto e empurrada para fora da sala. Minha filha está com o corpo todo dolorido por causa das agressões que sofreu”, explica a mãe da aluna, uma dona de casa de 35 anos.

Conforme o B.O., por decorrência das agressões, os óculos que a aluna usava foi danificado. A mãe da vítima, que está grávida de três meses, ainda acrescenta que foi ameaçada pelo autor. “Além de me ameaçar, ele ainda disse para minha filha que isso não iria ficar assim”, pontua.

A estudante, vítima das agressões, além do aluno denunciado, receberam suspensão pelo que ocorreu. A responsável pela adolescente indagou a diretora da unidade escolar pelo motivo ao qual ela teria suspendido a garota das aulas, já que a aluna é quem teria sido agredida. “Minha filha chegou até a ficar inconsciente por algum momento por causa das agressões. Ele é que deveria ter sido punido”, questiona.

A dona de casa agora pensa em transferir a filha de escola por receio da menor ser agredida novamente. Além disso, o Conselho Tutelar e a Diretoria de Ensino de Limeira (SP), que responde pela unidade escolar do município, também deverão ser acionados pela mãe da estudante posteriormente. A denúncia foi registrada na Delegacia de Polícia Civil da cidade.

No B.O. registrado na Delegacia não constava o contato do aluno acusado, por isso, não foi possível obter um posicionamento dele, ou, dos responsáveis pelo menor.

Diretora da unidade escolar

O Portal Nogueirense tentou obter contato com a diretora da Escola Estadual José Amaro Rodrigues, mas não conseguiu um pronunciamento sobre o caso até o fechamento desta matéria, na tarde desta sexta-feira (6).

Conselho Tutelar

Depois de ter registrado o B.O., a mãe da aluna procurou o Conselho Tutelar de Artur Nogueira para denunciar o ocorrido. Conforme o setor informou, uma solicitação dos dados do adolescente foi feita à escola e, posteriormente, ele deverá ser ouvido na sede do órgão na presença dos pais. “Temos que ouvir os dois lados, inclusive, teremos acesso ao relatório médico sobre o atestado das agressões. Tendo a comprovação geral dos fatos, encaminharemos a situação para o Fórum que poderá estabelecer medidas sócio educativas ao menor”, explica o conselheiro tutelar Israel Barbosa.

O genitor do adolescente também já procurou o Conselho Tutelar a fim de colaborar com a resolução do caso e aguarda o andamento do trâmite padrão citado para acompanhar o depoimento do filho.

Diretoria de Ensino de Limeira (SP) e Secretaria de Educação do Estado de São Paulo 

O Portal Nogueirense entrou em contato com a assessoria de imprensa da Diretoria de Ensino de Limeira (SP), a qual responde também pelas unidades de ensino estaduais de Artur Nogueira. Em nota, o órgão declarou que, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo lamenta casos de violência como o ocorrido na Escola Estadual José Amaro Rodrigues. A Diretoria de Ensino de Limeira informa que os alunos foram suspensos. Os pais dos dois estudantes foram chamados para conversar logo após o ocorrido e, um professor mediador, profissional responsável por mediar conflitos e propagar a cultura de paz dentro das escolas, acompanha o caso.

O comunicado ainda acrescenta que outras medidas ainda estão em andamento, como a transferência de sala do aluno agressor e uma reunião da equipe gestora da unidade escolar com o Conselho de Escola para tratar do ocorrido. A nota finaliza com a ressalva de que a escola conta com a parceria do Conselho Tutelar e Sistema de Proteção Escolar para evitar ocorrências como essa.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.