23/03/2018

Mau cheiro de esgoto gera reclamações em Artur Nogueira

Devido a um buraco, moradores apontam perigo de acidente no local

Alysson Huf

Um grande buraco à beira da Rodovia Prefeito Aziz Lian (SP-107), na altura do Parque Itamaraty, tem gerado reclamações em Artur Nogueira. Isso porque a “cratera” faz parte da rede de esgoto e acumula dejetos o dia todo – há anos. Moradores se queixam do mau cheiro, principalmente na parte da tarde, e apontam para o risco de acidentes que podem ocorrer no local.

Os motoristas que passam pela rodovia quase não percebem o buraco, pois a área ao redor fica próximo ao Balneário Municipal e tem bastante vegetação. Quem passa de bicicleta ou a pé na beira da via, contudo, consegue enxergar a fenda no solo e o esgoto que passa por ali – um incômodo constante, especialmente para os moradores das ruas Antônio Pinto de Oliveira e Luis Rossetti.

Jamile Tagliari é uma das nogueirense que reside nas proximidades do esgoto aberto. Segundo ela, o problema incomoda os moradores do local há muito tempo. “Mais ou menos 20 anos”, afirma. Ela afirma que a abertura na rede de esgoto do bairro foi formada por uma erosão e causa muito mau cheiro todas as tardes. “É insuportável. Todos os vizinhos reclamam”, comenta.

Uma dessas vizinhas, que preferiu não ser identificada, corroborou a informação de Jamile. “Às vezes, de manhã também fica bem desagradável, dependendo de como bate o vento. E tem noite que não dá para dormir também”, conta. Segundo a moradora, ela teve que mudar de quarto para escapar do odor. “Mas, no quarto de baixo, ficava o cheiro cocô de porco a noite inteira. Horrível!”.

Ela acrescente que, por algum tempo, um cone foi colocado junto ao buraco para alertar as pessoas da presença dele. O objeto, porém, não está mais lá, o que deixa a nogueirense preocupada. “É perigoso alguém cair dentro, né?”, indaga retoricamente.

Ela afirma que só percebeu a fenda em 2012, depois de ter morado alguns anos fora de Artur Nogueira. “A gente viu que ali, no lugar dele, o mato crescia mais que ao redor, e queríamos saber por que o mato crescia mais lá. Fomos ver e descobrimos o buraco com água”, relata. “Agora, quem fez aquele buraco, eu não sei”.

Prefeitura

Questionada, a Prefeitura de Artur Nogueira se limitou a dizer que o Serviço de Água e Esgoto do município (Saean) tem conhecimento da situação e já está em processo de licitação para o projeto de construção de uma nova rede de esgoto para o local.

…………………………………..

Tem uma sugestão de entrevista? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.