24/01/2018

Motoristas de Artur Nogueira poderão ter CNH digital a partir de fevereiro

Saiba como emitir a sua CNH digital

Da redação

Os motoristas de Artur Nogueira contarão com a versão digital da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a partir de fevereiro. O documento eletrônico, cuja adesão é opcional, funcionará como um aplicativo gratuito, podendo ser baixado na Google Play Store e na App Store. Ele terá a mesma validade jurídica da CNH impressa, que continuará a ser emitida.

O primeiro Estado a adotar o novo formato do documento foi Goiás, ainda em 2017. Em seguida, outros Estados, como Alagoas, Rio Grande do Sul e o Distrito Federal, também passaram a aceitar o documento. No dia 1º de fevereiro, todos os órgãos estaduais responsáveis no país devem estar aptos para o serviço.

Na prática, uma das vantagens da CNH digital é que ela evitará transtornos para os motoristas que esquecerem de portar o documento quando estiverem dirigindo. Caso o condutor for parado pela polícia ou por agentes de trânsito, poderá mostrar pelo próprio celular a versão digital da carteira de habilitação, e poderá se livrar de uma multa por isso.

Agora, se o celular estiver sem bateria e o motorista não estiver portando a CNH impressa, a multa vem do mesmo jeito. Ressaltando que dirigir sem a carteira de habilitação é uma infração leve. A penalidade é uma multa no valor de R$ 88,38. Caso o documento seja extraviado ou roubado, o motorista deverá acessar o Portal de Serviços do Denatran e solicitar o bloqueio da CNH digital.

Outra utilidade do documento digital será a possibilidade de consultar a pontuação da carteira. O aplicativo também alertará os motoristas da proximidade do vencimento da CNH. Além disso, por meio dele o condutor conseguirá “exportar” ou compartilhar o arquivo e usá-lo quando precisar de um documento autenticado.

Um detalhe importante é que a carteira de habilitação digital só poderá ser emitida para quem já possui a nova CNH, com QR Code, um código que pode ser lido por aparelhos eletrônicos. O QR Code está localizado na parte interna do documento impresso, mas apenas nos que foram impressos desde maio de 2017. Os motoristas que possuem a versão antiga precisam entrar em contato com o Detran e solicitar uma segunda via para só então emitir a digital.

Os custos para a emissão na CNH digital, segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), ficam a critério de cada órgão estadual. Nas lojas virtuais, o aplicativo é gratuito e vem com a assinatura do Serpro – Serviço Federal de Processamento de Dados.

Ainda segundo o Denatran, o aplicativo precisará de internet para funcionar apenas no primeiro acesso. Nos demais, ele poderá ser usado off-line.

Passo a passo

Confira abaixo o passo a passo para adquirir a sua CNH digital:

  • Primeiro é preciso ter a CNH impressa, com QR Code;
  • Será preciso, então, se cadastrar no Portal de Serviços do Denatran quando a CNH digital estiver disponível;
  • Após isso, o motorista precisará ir até o Detran onde a CNH impressa foi emitida para confirmar seus dados (há também a opção de pagar por um certificado digital e fazer tudo online);
  • Agora, o motorista pode baixar o aplicativo gratuito da CNH digital nas lojas oficiais;
  • Por fim, é preciso acessar o app com um código de confirmação que o Denatran enviará por e-mail aos usuários inscritos, criar uma senha de quatro dígitos e acessar o documento.

Leia mais

Notificação de vencimento do IPVA não virá mais por carta

Rodovias de Artur Nogueira registram mais de mil multas em nove meses

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.