16/09/2017

Programa Escola da Família atende 350 pessoas em Artur Nogueira

Projeto abre as portas de escolas estaduais aos finais de semana para beneficiar comunidade

Da redação

No último mês de agosto, O Programa Escola da Família completou 14 anos de atuação no Brasil. Nesse tempo, a iniciativa já realizou mais de 40 milhões de atividades em todos o país. O projeto conta com esportes, oficinas, cursos e atividades que fazem parte da rotina de mais de 2 mil escolas da rede estadual aos finais de semana.

Em Artur Nogueira não é diferente. Três escolas aderiram ao programa e movimentam a rotina de mais de 350 moradores da cidade todos os finais de semana: Escola Estadual (E.E.) João Baptista Gazzola, no Jardim Carolina; E.E. José Amaro Rodrigues, no Centro; e E.E. Professora Magdalena Sanseverino Grosso, no Jardim Planalto.

Aproximadamente 20 voluntários atuam no programa em Artur Nogueira, desenvolvendo ações dentro de quatro eixos: Esporte, Cultura, Saúde e Trabalho. Entre as atividades oferecidas estão: dança, teatro, aulas de violão, reforço escolar, horta, jardinagem, voleibol, handebol, basquetebol, xadrez e tênis de mesa.

O programa foi criado no dia 23 de agosto de 2003 e, segundo a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, proporciona a abertura de escolas da rede estadual de ensino, aos finais de semana, com o objetivo de criar uma cultura de paz, despertar potencialidades e ampliar os horizontes culturais de seus participantes.

“Em diversas regiões do estado, as escolas públicas constituem o principal – ou, muitas vezes, o único – equipamento público, especialmente nas localidades em que há pouca ou nenhuma opção de lazer e cultura”, explica a secretaria por meio da Assessoria de Imprensa.

De acordo com o órgão, ao reunir profissionais da Educação, voluntários e universitários, o programa oferece às comunidades paulistas atividades que possam contribuir para a inclusão social, tendo como foco o respeito à pluralidade e a uma política de prevenção que concorra para uma qualidade de vida cada vez melhor.

A secretaria também aponta que todas as escolas podem fazer parte do Programa Escola da Família, basta que as unidades de ensino, juntamente à comunidade do entorno, se interessem por realizar as atividades aos finais de semana. A instalação observa os seguintes pontos:

  • Demanda efetiva da comunidade do entorno da escola;
  • Inexistência de outros equipamentos públicos para a prática de atividades aos finais de semana nas proximidades da escola;
  • Manifestação favorável da direção da unidade de ensino;
  • Disponibilidade de vice-diretor de acordo com a Resolução SEESP nº 32 de 26/05/2011;
  • Levantamento do perfil da comunidade a ser atendida para o planejamento das atividades;
  • Manifestação do Conselho da Escola referendando a abertura;
  • Situação da APM regularizada para recebimento de recursos conforme legislação em vigor.

A escola que abrir aos finais de semana deverá ser acompanhada, sistematicamente, pelas coordenações regionais do Programa Escola da Família. A unidade escolar também deverá manter os indicadores que justificaram sua adesão ao programa, como frequência e a realização de atividades com aderência aos interesses do público alvo.

.……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.