27/11/2017

Taxa de abandono escolar diminui em Artur Nogueira

Segundo Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, evasão no último ano letivo caiu 1,5% no ensino médio e 1,14% no fundamental

Da redação

De acordo com um relatório divulgado em 2013 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o Brasil possui a terceira maior taxa de evasão escolar do mundo. O documento aponta que apenas 49,5% da população brasileira chegou a concluir o ensino médio, e os motivos para que tantos jovens abandonem os estudos são os mais diversos.

Em Artur Nogueira, porém, o cenário é um pouco melhor que no restante do país. Segundo dados divulgados pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, a taxa de evasão escolar no município diminuiu no último ano letivo em relação ao anterior – que havias apresentado um leve aumento pela primeira vez após quatro anos. Na rede municipal, os números são ainda melhores.

Os números da rede estadual de ensino revelam que a evasão escolar em 2016 foi de 2,19% no ensino médio e de 1,37% no ensino fundamental. Em 2015, a taxa havia sido de 3,69% e 2,51%, respectivamente. Sendo assim, constata-se uma diminuição no índice de 1,5% no ensino médio e 1,14% no fundamental nos últimos dois anos.

Se comparado com os números nacionais, o resultado é ainda mais surpreendente. Dados do Inep revelam que 12,9% e 12,7% dos alunos matriculados na 1ª e 2ª série do Ensino Médio, respectivamente, evadiram da escola de acordo com o Censo Escolar entre os anos de 2014 e 2015. O 9º ano do ensino fundamental tem a terceira maior taxa de evasão, 7,7%, seguido pela 3ª série do ensino médio, com 6,8%.

Considerando todas as séries do ensino médio, a evasão chega a 11,2% do total de alunos nessa etapa de ensino.

A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo afirma, em nota, que desenvolve ações constantes de combate à evasão escolar. “Todas as unidades paulistas de ensino são orientadas a desenvolver ações a fim de evitar o abandono escolar e contam com o auxílio do Conselho Escolar em casos em que não há sucesso no contato com os pais”, informa a pasta.

Segundo a secretaria, as escolas disponibilizam a opção de compensação de ausência dos alunos que têm até 25% de faltas no ano. Além disso, com o objetivo de reduzir o número de faltas no ano letivo, a pasta mantém o programa Quem Falta Faz Falta, a fim de que aluno permaneça na escola.

“A partir de uma nova legislação foi estabelecido um teto de 10% de falta contra os 20% exigidos desde 2008. Ao identificar ausências não justificadas por mais de uma vez na semana, pais e responsáveis são acionados”, explica a Assessoria de Imprensa da secretaria. As ações, continua a nota, incluem telefonemas, envio de comunicado e registro dos casos no Conselho Tutelar e Vara da Infância.

Rede municipal

A rede municipal de ensino, que cuida de crianças até o 5º ano do ensino fundamental, possui resultados ainda melhores. De acordo com os dados disponíveis no painel educacional do município na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), não há registro de abandono escolar nas turmas que vão do maternal ao 5º ano em Artur Nogueira.

Leia mais

Cai número de alunos matriculados nas escolas municipais de Artur Nogueira

Taxa de abandono escolar em Artur Nogueira sofre alta após quatro anos

Artur Nogueira registra sua maior nota no IDEB

Cai número de analfabetos em Artur Nogueira

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.