11/12/2018

Advogado pede por inclusão e acessibilidade em Artur Nogueira

Dr. João Abel Antunes Pompeu é presidente da Comissão nogueirense dos Direitos das Pessoas com Deficiência e usou a tribuna livre

Da redação

O presidente da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Artur Nogueira, Dr. João Abel Antunes Pompeu, usou a tribuna livre durante a sessão da Câmara desta segunda-feira (10). O espaço, de cinco minutos, foi cedido com base no artigo 268 do Regimento Interno, com inscrição prévia e atendendo a alguns requisitos. O advogado explicou que tem por objetivo criar a cultura da inclusão e da acessibilidade no município.

Dr. Abel salientou que, em Artur Nogueira, há a necessidade de um conselho municipal dos deficientes físicos. “Isso é um débito que a sociedade tem com os deficientes. Aqui na Casa de Leis não temos, mas o espírito já é outro. Os vereadores que eu conversei já sinalizaram positivamente um apoio à nossa causa”, comemorou. Segundo ele, os deficientes físicos, juridicamente e legislativamente, tiveram os direitos evoluídos.

Contudo, a sociedade não foi informada sobre esse progresso. “Existe uma mentalidade muito atrasada ainda”. O advogado usou como exemplo ele mesmo que é classificado como deficiente por ter uma doença chamada Poliartrose progressiva e degenerativa. Além de ter as cordas vocais debilitadas. “Os deficientes são os vulneráveis da sociedade. Precisamos de um espírito de solidariedade”, opinou.

Hoje, a população brasileira é composta por um quarto de pessoas com deficiência, ou seja, é economicamente ativa. Por isso, o presidente da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência justificou que o intuito da fala em tribuna foi fazer uma proposta junto aos vereadores “para guerrear contra a discriminação, falta de inclusão, contra as pessoas que não respeitam as vagas de deficientes, que roubam e zombam…”.

De acordo com o jurista, é preciso criar uma cultura de inclusão e acessibilidade. “Caso contrário não poderemos dizer que a comunidade de Artur Nogueira é justa fraterna e solidária. Nosso slogan é fraternidade e justiça. Nós queremos o respeito. Não é esmola. É respeito aos nossos direitos”, reivindicou. Os membros da comissão desejam criar cartilhas, teatros, músicas e ações voltadas para a conscientização da população a cerca dos direitos dos deficientes físicos.

Entre os membros da Comissão estão o dr. Leonardo Vitor Tieghi, drª. Vera Conceição Boczko, drª. Camila Aparecida Soares, drª Mayara Cristina Ribeiro, drª Gabriela Montoya e drª Veridiana Sia e, também, a draª. Carmem Maciel, presidente da Subseção da OAB de Artur Nogueira e Drª. Maria Aparecida da Silva Barboni, tesoureira da Subseção da OAB de Artur Nogueira.

Alguns parlamentares se expressaram após a exposição das ideias de dr Abel. Davi da Rádio (DEM) foi o primeiro e afirmou saber da importância da luta a favor dos deficientes. “Sei o tempo que o senhor vem batalhando. Esse amparo legal que o deficiente necessita, essa Casa está a inteira disposição para defender o lema de vocês que é fraternidade e justiça”.

Rodrigo de Faveri (PTB) contou que o advogado solicitou a elaboração de Projetos de Lei (PLs) que fugiam da competência dos edis. “Já havia explicado ao senhor que não tínhamos competência para atender o pedido. Mas nos colocamos à inteira disposição da associação como voluntários, pois a causa é nobre”, pontuou.

Além disso, Adalberto Di Lábio (PSDB) pontuou que não se respeita, na cidade, desde vagas no trânsito até atendimento preferencial. Miltinho Turmeiro (MDB) parabenizou o trabalho desenvolvido por Abel e a comissão e sinalizou apoio. Lucas Sia (PSD) que também é formado em Direito exclamou: “conte comigo como vereador, advogado e munícipe”.

Por fim, Cristiano da Farmácia (PR) negou a possibilidade da criação de um conselho, mas sugeriu uma saída. “A minha sugestão é pensar na possibilidade de criar uma lei onde seja obrigatório a cada morador de casa de esquina criar um acesso à cadeirante. É um gesto concreto. Me proponho a conversar com os outros vereadores juntamente com vocês do conselho”.

Leia mais

OAB de Artur Nogueira cria comissão em prol dos deficientes físicos

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.