11/04/2018

Alunos de Artur Nogueira participam do livro “Letra Viva”

O projeto possibilita que alunos das redes públicas e privadas sejam escritores e participem da criação do livro

Alunos do 5º ano das escolas municipais de ensino fundamental, das redes pública e privada, tiveram seus textos selecionados para compor a nova edição do livro “Letra Viva”. Artur Nogueira foi representada no livro com 35% dos textos publicados pela editora Adonis. Também participam do projeto outras nove cidades como Americana (SP), Artur Nogueira, Campinas (SP), Cordeirópolis (SP), Hortolândia (SP), Leme (SP), Paulínia (SP), Rio Claro (SP), Sumaré (SP) e Vinhedo (SP).

Elaine Vicensotti Boer, secretária de Educação, se diz realizada com o desempenho das escolas do município. “Ver a cidade participando do livro com toda essa porcentagem comprova que o trabalho que estamos fazendo está surtindo efeito”, afirma Elaine.

Os textos foram selecionados por uma Equipe de mestres e doutores em Pedagogia do  Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal). Foram analisados a originalidade do texto, a qualidade literária e os critérios de organização textual, adequação gramatical, ortografia, criatividade e temas interessantes que apresentassem precisão, riqueza imaginativa, cenário, personagem e a construção do narrador.

O livro “Letra Viva”, de acordo com a Secretaria de Educação, é um projeto educacional que se empenha em democratizar o acesso aos bens culturais. Através da participação direta dos alunos, com a orientação dos professores, um elo de criação é feito e o aluno se sente parte da produção.

O programa é uma ação contra a educação paralisada, onde o professor é o detentor de todo o conhecimento e o aluno, obrigatoriamente, é um receptor passivo. Ivan Vicensotti (PSB), prefeito da cidade, diz que é uma nova fase da educação. “O aluno aprende muito mais a se sentir como peça fundamental do processo”, declara Vicensotti. O prefeito afirmou ainda que sempre apoiará projetos como esse que incentivam a relação professor/aluno.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.