10/01/2018

Aumenta em 24% número de casas próprias em Artur Nogueira

Nos últimos sete anos, 16.745 famílias moram no município sem precisar pagar aluguel

Da redação 

O número de casas próprias em Artur Nogueira sofreu um aumento considerável nos últimos sete anos. Segundo dados da Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp), 16.745 famílias moram sem precisar pagar aluguel no município, contra 13.479 contabilizadas em 2010. Em menos de uma década, o número de casas próprias ampliou 24,23%.

No comparativo com o ano de 2000, o salto é ainda maior. A quantidade de residências subiu cerca de 85,9% entre o último ano do século passado e 2017. Na época, o município nogueirense contava com 9.008 casas próprias.

O resultado é bem maior do que a média da Região Metropolitana de Campinas (RMC), que registrou aumento de 18,74% – de 871.471 casas próprias em 2010 e subiu para 1.034.833 em 2017. Em 2000, a RMC contava com pouco mais da metade de residências que tem hoje: 659.519 imóveis.

O número, apesar de expressivo, evidencia a realidade da maioria das famílias da região e, também, de Artur Nogueira: o aluguel.

Minha Casa Minha Vida

Em 2015, um passo importante para o governo municipal de Artur Nogueira foi o lançamento e entrega das chaves do programa federal Minha Casa Minha Vida (MCMV). Seiscentas e quarenta famílias foram contempladas pela iniciativa que se concretizou em outubro do mesmo ano. Na época, os sorteados foram instalados nas residências do bairro São João dos Pinheiros (casinhas). A grande quantidade de pessoas contempladas pelo programa acresceu em 3,82% à quantidade de residências encontradas no município, de acordo com o cálculo da Agemcamp para 2017.

O processo de seleção do projeto começou em agosto de 2013, quando a Prefeitura de Artur Nogueira realizou o cadastramento habitacional. Os requisitos eram a entrega da documentação pessoal e familiar, incluindo comprovação de renda e residência, comprovando o vínculo com o município de, no mínimo três anos válidos no período do agendamento, em 2013.

O Minha Casa Minha Vida é um programa gerido pelo Ministério das Cidades e operacionalizado pela Caixa Econômica Federal, que consiste em aquisição de terreno e construção de imóveis que, depois de prontos, são entregues às famílias que possuem renda familiar mensal de até três salários mínimos.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Coelhense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.