17/11/2023

Escola Estadual de Artur Nogueira celebra Consciência Negra com roda de conversa, palestras e desfile

E.E José Amaro Rodrigues preparou uma extensa programação que união a equipe gestora e os estudantes

Da redação

No calor do mês da Consciência Negra, a EE José Amaro Rodrigues não apenas se destacou, mas brilhou com uma série de atividades dedicadas à educação antirracista. Estudantes, professores e funcionários engajaram-se no evento, que contou ainda com a vibrante participação da Corporação Musical 24 de Junho, através do Projeto Retreta, enriquecendo a celebração com uma trilha sonora de inclusão e diversidade.

Entre rodas de conversa, palestras e um emocionante desfile, o II Desfile Beleza Negra Amaro 2023 emergiu como uma poderosa ferramenta de exaltação e elevação da autoestima afro-brasileira, desafiando padrões estéticos arraigados na sociedade.

As palestras ministradas pelo professor Wesley Demétrio e pela professora Tatiane Santos, ambos de história e Thiago Takemoto, de Ciências, foram importantes no sentido de abrir mentes e quebrar preconceitos. Para o professor Wesley, o enaltecimento da existência negra no mundo não é apenas uma busca por identidade, mas um preparo para os embates diários em uma sociedade permeada pelo racismo estrutural. Suas palavras ecoaram como um chamado à compreensão profunda dos conceitos-chave que conectam a experiência negra à luta diária. A professora Tatiane, por sua vez, enfatizou a importância do Projeto Beleza Negra na escola, destacando a valorização da cultura, música, moda e literatura africanas como contribuições fundamentais para uma sociedade mais consciente de suas raízes. O despertar da Consciência Negra, segundo ela, é uma jornada de florescimento da beleza negra e uma compreensão mais profunda das contribuições africanas para a construção da sociedade brasileira.

No epicentro das atividades, as competências socioemocionais foram bem desenvolvidas com os estudantes. Através de rodas de conversas e com o próprio desfile, eles sentiram-se acolhidos e empoderados durante esse processo. As vozes dos estudantes ressoaram como um coro unificado, dando testemunho da impactante experiência vivida. Irviny Luiza, da 3ª série do Ensino Médio, expressou: “O projeto foi incrível, me senti representada ao lado de tantos iguais a mim. Todos os professores nos motivaram a buscar nossa criatividade e ancestralidade, ajudando muitos de nós a perder o medo de ser quem somos.”

Pedro Gabriel, da 1ª série do Ensino Médio também compartilhou sua reflexão sobre o dia especial: “Participar de um momento tão especial como esse, estar do lado das pessoas, homenagear a todos os afro-negros, pardos que foram injustiçados e escravizados no país, foi uma honra e um prazer. Agradeço por tudo, José Amaro Rodrigues.”

Eliseu Costa, também da 3ª série do Ensino Médio, revelou como o projeto despertou em si a vontade de lutar pelo seu espaço e orgulho de sua identidade: “Esse projeto me deu mais vontade de lutar pelo meu espaço, não ter vergonha da cor da minha pele e me ensinou que não é meu tom de pele que me define, e sim o meu caráter, minhas atitudes, minhas formas de enfrentar o dia a dia sem ter medo de sofrer racismo.”

Com vozes unidas, o Desfile Beleza Negra Amaro 2023 não apenas celebrou a Consciência Negra, mas também plantou sementes de empoderamento, autoaceitação e transformação social em cada participante. Este evento não é apenas uma página virada no calendário; é um capítulo fundamental na construção de uma sociedade mais justa, respeitosa e consciente de sua história.

Por Priscila Maio – Coordenadora de Gestão Pedagógica  EE José Amaro Rodrigues

…………………………………………

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Nogueirense sem prévia autorização por escrito do Portal Nogueirense, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.