07/12/2018

Mostra Cultural de arqueologia resgata história de Artur Nogueira

Exposição gratuita está disponível até dia 20 de dezembro na Mikrão Informática

Da redação

Uma mostra cultural está sendo exposta na Mikrão Informática desde terça-feira (4). Segundo o cronograma, a exposição estará disponível até 20 de dezembro em Artur Nogueira. Os materiais visam trazer aspectos históricos do município através da arqueologia, textos, mapas, painéis e entrevistas. Dezenas de pessoas já estiveram na mostra que está aberta para a visitação das 8h às 20h, de segunda à sexta, e aos sábados das 8h até as 16h.

A exposição é dividida em quatro painéis que explicam, por exemplo, aspectos de fazendas cafeicultoras da região de Campinas (SP) e outros aspectos de extrema relevância para a existência de Artur Nogueira. O estudo identificou as caraterísticas do passado e a identidade das regiões pesquisadas por meio da escavação de sítios arqueológicos do país.

“O objetivo é resgatar memórias da nossa cidade e trazer o conhecimento para o nogueirense. Pedi para que essa mostra viesse pra , para poder ficar mais tempo disponível, pois muita gente ainda não sabe e não conseguiu ver”, explica Reynaldo Stein.

Origem da exposição

A exposição “Arqueologia no Município de Artur Nogueira” teve início com um trabalho de arqueologia de cunho nacional, com atuação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e Scientia Consultoria, por meio do Governo Federal e Ministério da Cultura. Com a instalação do Sistema de Transmissão de Energia Mata de Santa Genebra, presente entre o município de Araraquara (SP) e o distrito de Bateias, em Campo Largo (PR), ocorrem as obras expansão do sistema de transmissão de energia para as regiões Sudeste e Sul do país. Este empreendimento colabora para a redução de risco de racionamento de energia elétrica com o Sistema Interligado Nacional (SIN).

Torres de alta tensão ao longo do referido trecho são instaladas para que subestações distribuam a energia produzida pelas Usinas Hidrelétricas Salto Antônio e Jirau no Rio Madeira, no Estado de Rondônia. O empreendimento Mata de Santa Genebra (MSG) é constituída pela Copel Geração e Transmissão S/A e Furnas Centrais Elétricas S/A, com um estudo ambiental realizado pela Concremat Ambiental, sediada no Rio de Janeiro, licenciada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Quando o trabalho de implantação das torres de energia é efetuado, as áreas onde elas serão construídas são analisadas e pesquisadas para saber se existem possíveis sítios arqueológicos nessas regiões. Diversos locais com materiais arqueológicos já foram encontrados ao longo do trecho do Sistema de Transmissão de Energia Mata de Santa Genebra, entre eles, está o município de Artur Nogueira.

A cidade nogueirense começou a ser pesquisada entre 2014 e 2015 após o início de avaliação para a instalação de torres de energia do circuito Mata de Santa Genebra. O sítio arqueológico Ribeirão da Boa Vista, localizado em uma área particular da zona rural do município, teve a escavação efetuada a partir de dezembro do ano passado (2017).

Alguns fragmentos arqueológicos de cerâmica e lítico encontrados em região de canaviais foram colhidos, mas muito danificados, pois a área estava muito prejudicada devido a atividade de máquinas no local. Os materiais agora estão sendo submetidos a pesquisas pela Scientia Consultoria Científica e devem revelar o período de datação e informações importantes sobre os antigos povos que habitaram a região.

Serviço

Exposição “Arqueologia no Município de Artur Nogueira”

Data: 4 a 20 de dezembro

Local: Mikrão Informática, Rua Francisco Cabrino, 847, Centro

Entrada gratuita

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.