13/06/2018

Nova área do cemitério de Artur Nogueira ficará cheia em 8 anos

Projeto de ampliação que tramita na Câmara Municipal foi detalhado por engenheiro da Prefeitura nesta terça-feira (12)

Da redação

A nova área do Cemitério Municipal, cuja proposta tramita na Câmara Municipal, deve suportar oito anos de sepultamentos antes de chegar à capacidade máxima. Isso foi o que explicou Helton Filippini, engenheiro da Prefeitura, nesta terça-feira (12), durante reunião com parlamentares e moradores do Parque Residencial Ida Sia, onde a ampliação será construída.

De acordo com o projeto, a área total da ampliação será de 8.216 metros quadrados. Ela abarcará três áreas verdes do bairro, que serão desafetadas, unificadas e transformadas em área institucional. A expansão do cemitério será do tipo parque e, segundo Filippini, deve durar oito anos até que todos os espaços disponíveis sejam ocupados.

Planta urbanística da ampliação do Cemitério Municipal

Em contrapartida, segundo Filippini, uma área institucional próxima será desafetada e transformada em área verde. O terreno em questão tem 7.341 metros quadrados e está localizado no Loteamento Bela Vista II.

O engenheiro explicou que a área do Ida Sia passou por estudos antes de ser escolhida para receber a ampliação do cemitério. De acordo com Filippini, a lei proíbe que cemitérios sejam feitos em terrenos com lençol freático a menos de um metro e meio da superfície. No caso da área, nenhuma água foi encontrada em até 15 metros de profundidade.

O servidor explicou ainda que serão feitos dois portões para unificar o cemitério atual e a nova área, ambos voltados para a Rua Professor Edmo Wilson Cardoso. Eles serão ligados por uma faixa de pedestres elevada.

O cemitério será do tipo parque, completamente gramado e com uma área verde arborizada de cinco metros ao redor. O espaço será cercado com grades, e as lápides serão todas padronizadas, de baixa estatura. “Então só vai dar para ver o gramado e as cercas”, comentou Filippini.

Exemplo de cemitério do tipo parque

As vias internas serão pavimentadas com piso intertravado. Ao todo, a nova área contará com quatro portões, incluindo uma para veículos, e uma praça central. O local possuirá, além das carneiras – que servem para até três pessoas –, ossuários e columbários, que são os locais em que se armazenam as urnas com cinzas de pessoas cremadas.

Discussão

O projeto de ampliação do Cemitério Municipal está sendo analisado na Câmara de Vereadores de Artur Nogueira. Nesta terça-feira (12), parlamentares se reuniram com pessoas que moram próximo à área da ampliação para discutir a proposta, que não agradou os residentes do Ida Sia.

Os moradores formaram uma comissão e pretendem se reunir com o prefeito Ivan Vicensotti (PSB) até sexta-feira (15). O projeto será votado pela Casa de Leis na segunda-feira (18), última sessão ordinária antes do recesso de julho.

Leia mais

Cemitério de Artur Nogueira possui poucos espaços para sepultamentos

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.