22/01/2019

Oficina de renda tenerife é oferecido no Iguana Café e Bistrô

Workshop foi realizado no sábado (19) e inscrições estão abertas para próximos.

Informe publicitário

No sábado (19), o Iguana Café e Bistrô realizou um workshop sobre renda tenerife. Para você que se interessa pela arte da renda, as inscrições estão abertas para a próxima oficina. Para mais informações, ligue: (19) 9 9661-0760.

Renda tenerife, sol ou nhanduti

As origens da renda Tenerife moderna podem ser encontradas no bordado da idade média. Muita pouca renda, como sabemos, foi feita naquela época, a maioria dos trabalhos resultava em uma aparência rendada. Com o passar dos anos, esses preenchimentos como uma teia de aranha se tornaram mais e mais elaborados e maiores. O bordado nos cantos se tornou mais estilizado e se desenvolveu na forma de medalhão. Esta forma de bordado foi muito popular em toda a Europa, especialmente na Espanha, durante o século 16.

Esta técnica de bordar uma teia com fios de linha se adaptou ao cutwork. Um círculo, quadrado ou outra forma era desenhada no linho em uma moldura montada. Uma teia era então feita com fios de linha e tecida.

Esse tipo de bordado foi especialmente popular na Espanha nos séculos 16 e 17, onde os medalhões são conhecidos como “sol” ou “roda”, devido ao seu formato.

Em algum momento no século 16 a técnica chegou na América do Sul. Alguns apoiam a teoria de que os conquistadores a trouxeram, outros os Jesuítas. Nessa época, a renda era feita por homens e mulheres. Os navios eram lotados e não havia muito espaço para o tempo livre, como esse trabalho poderia ser feito em um pedaço de linho sem necessidade de muito espaço e equipamento, e o mesmo tecido poderia ser usado para fazer muitas rendas, só necessitavam de um pedaço de linha e agulha. Esses homens devem ter passado essa técnica aos habitantes do local onde desembarcavam. Por outro lado, as mulheres que os acompanhavam ou mulheres espanholas disseminaram essa arte quando elas os acompanhavam em expedições.

Os jesuítas também viajaram da Espanha para a América do Sul no século 16. Eles exigiam uma ornamentação dos linhos da Igreja de alto nível, e a forma de obter isso era ensinando a população local as habilidades necessárias. Portanto, por uma dessas ou mais rotas a técnica de fazer renda “Sol” chegou à América.

As rendas da Bolívia, Brasil e Peru conservaram o nome de “Sol”, mas no Paraguai ela se tornou conhecida como “Nhanduti”, palavra que vem do Guarani e significa teia.

Confira algumas dos trabalhos realizados no workshop:

A Iguana Café e Bistrô está localizada na Rua Nossa Senhora das Dores, n° 860 (em frente ao Supermercado Buona Gente). O atendimento ao público acontece das 9h às 18h. Curta a página da loja no Facebook e acompanhe as promoções e novidades da Iguana Café e Bistrô e presenteie para seu pai os produtos da loja.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.