15/07/2018

Professora de Artur Nogueira fica entre 50 finalistas de concurso nacional

Débora Sacilotto teve projeto de leitura escolhido entre mais de 4 mil inscritos no Brasil

Da redação

A professora nogueirense Débora Sacilotto ficou entre as 50 finalistas de um concurso nacional realizado pela Fundação Victor Civita. Foram mais de quatro mil projetos inscritos entre professores de todo o Brasil. O prêmio existe desde 1998 e está em sua 21ª edição.

Em 2012, Débora já havia se destacado e ficado entre os 10 maiores projetos do Brasil. Dessa vez, a educadora enviou um trabalho sobre leitura. Ela conta que é preciso um esforço para estimular as crianças a lerem e, que para isso, é preciso entender qual o gênero literário de cada aluno. “Comecei a instigar os alunos a se interessar pela leitura dentro do gênero que eles gostavam mais. Cada pessoa gosta de um gênero de livro. Nós apresentamos para os alunos os diferentes gêneros, para que eles possam se identificar”, comenta a professora.

Para entender sobre os gêneros preferidos de seus alunos, Débora começou um projeto que instigassem os alunos a quererem saber mais sobre a história. “No segundo semestre do ano passado eu comecei a fazer a leitura do livro O Extraordinário, por capítulos. Cada dia eu lia um ou dois capítulos do livro e ia instigando os alunos, eles ficavam eufóricos”, explica Débora. Com a atividade, ela percebeu que boa parte de seus alunos gostavam do gênero mistério.

Débora explica que, em muitos momentos, há um distanciamento entre a vida escolar e a vida fora da escola. “Às vezes, preocupados com o conteúdo, nós fazemos com a melhor das intenções, mas acabamos afastando os alunos, as vezes sufocamos eles com os conteúdos”, comenta, e faz um questionamento: “será que a escola motiva ou angustia os alunos?”, indaga Débora.

Sobre ficar entre os 50 melhores trabalhos do Brasil, ela se diz estar muito contente e realizada. “É um sentimento muito bom, de profunda alegria”, exclama. Além disso, a professora acredita que existam muitos projetos de qualidade pelo país, e explica que seria importante que mais educadores se inscrevessem para concorrer ao prêmio. “Cada trabalho apresentado serve também para o nosso aprendizado, seria interessante que mais pessoas se inscrevesse”, pontua.

O prêmio

Criado em 1998, o Prêmio Victor Civita Educador Nota 10 é a principal iniciativa da Fundação Victor Civita para a valorização do trabalho docente e a disseminação de práticas educativas de sucesso. Todo ano, são escolhidos dez professores e um gestor escolar, que ganham destaque no site e nas revistas Nova Escola e Gestão Escolar por seus trabalhos de excelência. Eles são selecionados por um grupo de renomados especialistas, que analisa cada um dos milhares de projetos inscritos a cada edição. Os vencedores ganham um troféu, um prêmio em dinheiro e participam de uma grande festa em outubro, mês do professor, que conta com a presença de autoridades e personalidades.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.