23/07/2018

Sarampo volta a preocupar e Artur Nogueira terá campanha de vacinação

Doença volta a preocupar o país após dois anos erradicada

Da redação 

Após dois anos erradicado, o vírus do sarampo volta a preocupar o Brasil. Surtos da doença foram registrados nos estados de Roraima e Amazonas. Além disso, alguns casos isolados e relacionados à importação foram identificados em São Paulo, Rio Grande do Sul, Rondônia e Rio de Janeiro – motivos mais do que suficientes para se vacinar.

Devido a isso, a prefeitura de Artur Nogueira realiza, no mês de agosto, uma campanha de vacinação contra o vírus do sarampo. A ação ocorrerá entre os dias 6 e 31 do mês que vem. De acordo com o Executivo, a vacinação não é indicada para gestantes, suspeitos de sarampo e crianças menores de um ano.

Segundo a secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária em Saúde, a Campanha de Paralisia Infantil e Sarampo, será iniciada a partir do dia seis de agosto até 31 de agosto. O Dia D será no dia 18 de agosto (sábado) nas unidades de saúde do PSF Conservani, PSF Blumenau, PSF Coração Criança, PSF São Vicente, PSF Lago, PSF Bom Jardim e PSF Sacilotto das 8h às 17h.

É necessário levar carteirinha de vacina para atualização e registro das vacinas. A vacinação da paralisia infantil será para crianças de um até quatro anos 11 meses e 29 dias. Já a vacinação de sarampo será disponibilizada para crianças de um ano de idade até adultos com 49 anos 11 meses e 29 dias (conforme o Esquema do Calendário Vacinal) estipulado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

  • Até 29 anos é necessário ter 2 doses em caderneta de vacina;
  • 30 a 49 anos é necessário ter 1 dose em caderneta de vacina;
  • Acima de 50 anos não há necessidade de vacinar.

A vacinação não é indicada para gestantes, suspeitos de sarampo e crianças menores de um ano.

Sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade da doença, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade.

Em algumas partes do mundo, a doença é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de cinco anos. O comportamento endêmico do sarampo varia, de um local para outro, e depende basicamente da relação entre o grau de imunidade e a suscetibilidade da população, além da circulação do vírus na área.

Serviço

Campanha de vacinação contra o sarampo

Dias e horários: 18/08: Dia D das 08h às 17h

6 a 31/08 de Segunda à Sexta-feira das 8h às 17h

Local: PSF Conservani, PSF Blumenau, PSF Coração Criança, PSF São Vicente, PSF Lago, PSF Bom Jardim e PSF Sacilotto

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.