28/08/2018

Transporte da Saúde atrasa 4 horas e revolta moradores de Artur Nogueira

Munícipes relatam que idosa, criança e deficiente estavam entre os pacientes

Da redação

O atendimento da saúde pública de Artur Nogueira mais uma vez foi alvo de reclamação por parte dos moradores. As queixas, que iniciaram na noite desta segunda-feira (27), se referem ao atraso do carro, o qual transportaria pacientes de Campinas (SP) para o município nogueirense. Segundo informações dos pacientes, eles acusaram demora de quatro horas para serem levados embora da clínica. A prefeitura foi questionada, porém não quis se manifestar.

Dulci Moura relatou que o motorista começou a receber passageiros a partir das 11h desta segunda-feira (27). O funcionário passou por quatro locais antes de iniciar a viagem para Campinas (SP). Assim, em torno de uma hora, os moradores desceram na clínica de destino. “Deixei minha bebê com outras pessoas para ir fazer exame hoje. Infelizmente, esperamos por horas para voltar. É um descaso com a população”, exclamou.

De acordo com a moradora, os exames de eletroneuromiografia das seis pacientes nogueirenses foram realizados e finalizados às 15h30. “Terminamos e ficamos aguardando o carro. Deu 17h e nada do motorista… Nesse horário, a clínica fechou”, contou. Ela afirmou que o local ficou escuro e não havia comércio nas imediações. “Ficamos no frio, com fome e aguardando eles virem. Conversei até com um vereador para ver se ele conseguia nos ajudar de longe”.

Além de Dulce, Andreia Silva também destacou que deixou os filhos em Artur Nogueira para se consultar em Campinas (SP). “Deixei meus filhos gêmeos em casa. Tem paciente que estava comigo que tem filho de um ano. Tinha criança de oito anos. Deficiente. É lamentável tudo isso”, disse desacreditada. Andreia ressaltou que vai para o Hospital da Unicamp todo mês e que não aprova a situação. “Eu queria que melhorasse isso tudo. As pessoas vão para a consulta, deixam filhos, deixam tudo… Acho que se pedirmos para melhorar o setor da Saúde não é pedir muita coisa né?”, refletiu.

E, assim, das 15h30 até por volta das 19h30, os munícipes esperaram pelo carro. Foram aproximadamente quatro horas de espera pelo transporte do setor da Saúde nogueirense. Vale ressaltar que, na semana passada, alguns moradores que utilizam ambulâncias ou veículos da Secretaria de Saúde procuraram o Portal Nogueirense a fim de expor reclamações sobre as condições dos atuais automóveis do ramo. De acordo com eles, o serviço está sucateado e não atende a demanda. A prefeitura, na ocasião, afirmou que três veículos pequenos foram adquiridos e solicitou a compra de quatro ambulâncias novas.

A aposentada Aparecida Ana, de 66 anos, corroborou o problema enfrentado e demonstrou revolta com a espera. “Nós estávamos desde 15h30 liberadas. Sentimos frio, fome e só fomos chegar em casa depois das 20h”, protestou. Segundo as moradoras, o motorista explicou que estava esperando o carro chegar de Sumaré (SP) em Artur Nogueira para, em seguida, fazer o translado delas. “Tudo deu a indicar que não havia transporte para nos buscar”, relatou Dulci. Já Andreia entendeu que os funcionários haviam esquecido de buscá-las na clínica.

“Eu nunca precisei. Mas agora que usei o transporte da Saúde vi que está em uma situação ruim. Deu dó das pessoas que estavam ali comigo. É triste essa situação. Não desejo isso para ninguém”, lamentou uma das pacientes.

Posicionamento do Poder Executivo

A prefeitura foi informada sobre o ocorrido e as reclamações dos moradores. Mas, até o fechamento desta matéria o Poder Executivo não se manifestou. Se e quando se pronunciar, essa matéria será atualizada.

Leia mais

Moradores reclamam de sucateamento em ambulâncias de Artur Nogueira

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.